O Detran multou pela sétima vez na madrugada desta quinta-feira (8) um motorista do Distrito Federal que estava com a carteira de habilitação cassada. O homem estava bebendo em um bar de Taguatinga e foi abordado assim que deixou o estabelecimento. Ele tinha se recusado a fazer o teste do bafômetro.
A caminhonete dele foi apreendida por falta de documentação e porque já tinha 24 multas cadastradas. Segundo o Detran, ele usava uma segunda via da habilitação – tirada antes de ele ter a CNH cassada – para continuar dirigindo. Apesar da autuação, ele não chegou a ser detido.
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, o crime por dirigir embriagado ocorre quando, ao soprar o bafômetro, o teor alcoólico presente no sangue do condutor superar o valor de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido.
Desde 2007, a multa cresceu dez vezes de valor: atualmente, um motorista flagrado bêbado ao volante tem de pagar R$ 2.934,70, com pena dobrada em caso de reincidência.
Direção sob efeito de álcool
Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 10,2% dos motoristas entrevistados no DF assumem que dirigem após ingerir bebida alcoólica. Homens acabam admitindo a infração mais do que mulheres, mostra o estudo. Em 2012, 10,1% dos motoristas abordados confirmavam que bebiam e dirigiam.
A parcela dos que misturam direção e bebida no DF está acima da média nacional, de 5,5%. Em média, 9,8% dos homens e 1,8% das mulheres admitem que dirigem sob efeito alcoólico. O levantamento questionou 54 mil motoristas das 27 capitais do país no ano passado.
Segundo as estatísticas do Detran, o período considerado mais crítico no trânsito é durante a noite. Há maior incidência de acidentes entre as 18h e a meia-noite.
Em oito anos, houve uma queda de 46% dos acidentes fatais em fins de semana e 34% na faixa de horário crítico. O número de autuações nos cinco primeiros meses de 2016 caiu em mais de 50% se comparado ao mesmo período de 2015, quando 14.144 autuações foram deferidas. Com G1
0 Comentários “Detran multa pela 7ª vez motorista saindo com CNH cassada de bar”